Qualidade do ar em Ambientes Internos 1
Seminário de Técnicas Sustentáveis
A Qualidade do Ar em Ambientes Internos
Alex Paiva
Alex Sandro Neves
Camila Heck
Leidiane Faria
Regiane Almeida
São José dos Campos - 2015
Introdução
Este trabalho busca fornecer informações básicas a respeito da qualidade do ar interno para todos nós em geral, como por exemplo os fatores que afetam a qualidade do ar que respiramos. O tema tem apresentado um grande desenvolvimento e vem, cada vez mais, ganhando importância nos dias atuais, não apenas por fatores de salubridade mais também ambientais e energéticos.
1. A importância do ar
O ar é um gás importante para o ser humano devido principalmente ao processo que acontece dentro das células do corpo, onde alimentos são convertidos em energia, pela reação com o oxigênio presente no ar inspirado, processo conhecido como “respiração”, que permite a produção da energia utilizada para manter a vida e o desenvolvimento dos movimentos diversos de uma pessoa.
A qualidade do ar é essencial para os órgãos vitais do ser humano como o cérebro, por exemplo, uma vez que ele necessita de oxigenação constante para que possa funcionar.
2. A qualidade do ar em ambientes internos
Nos últimos anos, várias pesquisas vêm indicando que o ar em nossas casas e no local de trabalho pode estar mais poluído que o ar da "rua", mesmo em grandes cidades industrializadas. Muitos produtos tóxicos apresentam níveis 2 a 5 vezes maiores dentro de casa do que na rua. A ventilação inadequada de um ambiente aumenta os níveis internos de agentes nocivos, ao não permitir uma renovação e uma diluição adequada da atmosfera doméstica. Temperaturas elevadas e altos níveis de umidade também aumentam as concentrações de certos poluentes. A maioria de nós gasta muito do tempo dentro de ambientes. O ar que respiramos nas nossas casas, nas escolas e nos escritórios pode colocar nossa saúde em risco. Alguns poluentes podem ser produtos químicos, gases e organismos vivos,