Poluição em ambientes fechados
CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIA
POLUIÇÃO AMBIENTAL EM AMBIENTES FECHADOS
AUTORES:
JEAN WALTER
LEONARDO PEDRETTI
HENRIQUE DRESCH
PROFESSOR(A) = MARIA ANGELES
ARARANGUÁ, 29 DE SETEMBRO DE 2012
Introdução
O estudo da qualidade do ar interno é de fundamental importância para garantir saúde aos ocupantes dos diferentes edifícios, bem como o ótimo desempenho de suas atividades tendo em vista que o mesmo é o fator determinante na poluição em ambientes internos.
O interesse por estudos sobre a qualidade do ar interno (QAI) surgiu após a descoberta de que a diminuição das taxas de troca de ar nesses ambientes era a grande responsável pelo aumento da concentração de poluentes biológicos e não biológicos no ar interno. Essa preocupação se justifica uma vez que grande parte das pessoas (em torno de 80-90%) passa a maior parte do seu tempo dentro de destes edifícios, sejam eles comerciais ou industriais e, conseqüentemente, exposta aos poluentes destes ambientes.
De acordo com os padrões da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais da metade dos locais fechados como empresas, escolas, cinemas, residências e até hospitais tem ar de má qualidade. Essa baixa qualidade é causada, principalmente, pela má higienização dos aparelhos de ar condicionado e pela falta de controle periódico sobre as possíveis fontes de contaminação.
Sendo assim este trabalho irá procurar citar os principais agentes contaminantes do ambiente interno de nossas casas.
Causa
A Poluição Ambiental dentro de ambientes fechados, ou seja dentro de nossas casas é causada principalmente pela contaminação do ar que respiramos. Este ar dentro de ambientes fechados pode sofrer alterações por uma série de razões. As substâncias acumuladas dentro de casa geram a chamada poluição do ar em ambiente interno, juntamente com os poluentes do ar externo. São consideradas substâncias poluidoras dos ambientes fechados, Tais substancias são de duas origens diferentes a