cinética reação da fenolftaleina
Reações Químicas podem ocorrer rapidamente ou lentamente. A explosão do Trinitrotolueno (TNT) ocorre em um intervalo de milissegundos. A corrosão do ferro ocorre em dias a anos dependendo das condições. A velocidade de uma reação química pode ser rápida ou lenta dependendo de alguns fatores que influenciam nas reações, temperatura e concentração e o ramo da química que estuda a velocidade das reações é a cinética química.
Para expressas a velocidade de uma reação é necessário primeiro definir a extensão de uma reação. Em química descrevemos o progresso de uma reação quantitativamente usando a quantidade de substância n que reage que normalmente é feita usando concentração molar e alei que demonstra como a velocidade depende das concentrações dos reagentes é a lei de velocidade que pode ser determinada, experimentalmente utilizado várias técnicas; condutividade, polarimetria, titulação e medidas de absorbância.
O experimento descrito analisa a medida de absorbância da fenolftaleína em solução alcalina através de um espectrofotômetro, que compara a quantidade de radiações absorvidas ou transmitidas das substâncias em solução. No caso da fenolftaleína em solução alcoólica rege com a base (NaOH) e então essa mistura converte-se rapidamente na forma colorida e depois de alguns segundos volta a ser transparente então o experimento mediu a absorbância da radiação em vários intervalos de tempo para chegar a uma conclusão cinética sobre a velocidade da reação.
2 OBJETIVO
Determinar a ordem da reação pelo método gráfico através da absorbância da fenolftaleína em meio alcalino concentrado.
3. PARTE EXPERIMENTAL
3.1 MATERIAIS E REAGENTES
Solução de fenolf taleína a 1% em etanol
Solução 1 Molar de NaOH
Pipeta volumétrica de 5mL
Micropipeta
Fotômetro
Cubetas de vidro
Tubos de ensaio pequenos
3.2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Utilizou-se três tubos de ensaio com 5mL de água, solução 0,1 e 1,0 Molar de NaOH e com o auxilio