Isadora Pinto
O Teatro de Fantoches surgiu na Grécia antiga, no século IV a.C..A consolidação do teatro, enquanto espetáculo, na Grécia antiga deu-se em função das manifestações em homenagem ao deus do vinho, Dionísio. A cada nova safra de uva, era realizada uma festa em agradecimento ao deus, através de procissões.
Com o passar do tempo, essas procissões, que eram conhecidas como "Ditirambos", foram ficando cada vez mais elaboradas, e surgiram os "diretores de coro" (os organizadores das procissões).
Nas procissões, os participantes se embriagavam, cantavam, dançavam e apresentavam diversas cenas das peripécias de Dionísio. Em procissões urbanas, se reuniam aproximadamente vinte mil pessoas, enquanto que em procissões de localidades rurais (procissões campestres), as festas eram menores.
Durante a Idade Média, período em que o poder religioso centrado no clero era muito forte, os bonecos serviam para a doutrinação religiosa.
História
O teatro de fantoches é uma antiga forma de expressão artística originada há cerca de três mil anos.Desde então, os bonecos foram usados para animar e comunicar ideias ou necessidades de várias sociedades humanas. Acredita-se que os Homens pré-históricos já observavama projeção de sua sombra no chão ou nas paredes das cavernas. Foi assim que o homem começou a modelar bonecos, a princípio sem movimento nenhum, como se fossem esculturas.
Alguns historiadores defendem que seu uso antecipou os atores no teatro. Evidências mostram que eram utilizados no Egito, em 2000 a.C., com o uso de figuras de madeira operadas com barbante. Bonecos articulados de marfim e argila controlados com cordões também foram encontrados nas tumbas egípcias. Os hieróglifos também descrevem "estátuas que caminham" usadas pelos antigos egípcios em peças teatrais religiosas.
Técnicas de manipulação
Robótica - manipulação com uso da tecnologia moderna
Bonecos habitáveis - o boneco é vestido pelo manipulador
Associação de gatilho -