Artigo Grupo 4A PRONTO
Nome da equipe: Daniel Matheus Reis Alves (Unifacs, 020131060 @unifacs.edu. br), Fernando Machado Rocha (Unifacs, 020131202@unifacs.edu.br), Luciana Pinheiro Patrício (Unifacs, 020121066@unifacs.edu.br), Rebeca Miranda da Costa (Unifacs, 020131133@unifacs.edu.br), Victor Hoffmann (Unifacs, 02013@unifacs.edu.br)
Orientador: Maria Luiza Andrade da Silva (Unifacs, maria.andrade@pro.unifacs.br)
Palavras Chave: Cinética, Solubilidade, Gel silíco.
Resumo
Este trabalho apresenta a análise de reações com o objetivo da obtenção do gás CO2 a partir de bicarbonatos e carbonatos, no caso (NaHCO3 e CaCO3) relacionados ao estudo da solubilidade e reatividades dos mesmos. Acrescentando o estudo do processo de aquisição do gel de silício. Introdução
Indicadores de pH
Os indicadores de ácido-base são dispositivos utilizados para facilitar a identificação do pH, potencial hidrogênionico, de determinada substancia. São substancias que tem a capacidade de mudar a sua coloração original quando são expostos a diferenças de pH.
O vermelho de metila é um corante indicador de pH, que possui uma coloração avermelhada. Sua coloração sofre alteração ou não dependendo do meio em que for adicionado. Sua faixa de coloração é: vermelho em pH abaixo de 4.4, amarelo em pH acima de 6.2, e laranja entre estes valores. A fenolftaleína é um indicador sintético que quando adicionada a um meio básico sua coloração tende ao rosa, enquanto em meios ácidos ou neutros, ele permanece em sua coloração original, incolor.
Solubilidade de carbonatos e bicarbonatos Entre os bicarbonatos o mais conhecido entre eles é o bicarbonato de sódio (NaHCO3), ele apresenta uma estrutura de um sólido branco e cristalino e uma solubilidade de 7,8g/100 ml de água a 18º. É amplamente utilizado como antiácido, podendo neutralizar o HCl do suco gástrico. Utilizado também na culinária como agente levedante, para o crescimento de massas, pois quando aquecido tem a capacidade de liberar