Deus nao esta
No geral, o filme transmite uma imagem intransigente do professor Radisson, da disciplina de Introdução ao Pensamento Filosófico. Um ateu convicto, que passa uma certa impressão de soberba ao mostrar sua perspectiva ateísta. Após uma breve explanação sobre a etimologia dos termos “ateísmo” e “agnosticismo” e também sobre como a ciência e a razão superaram a crença religiosa, é dada uma tarefa à turma, para que escrevam a frase “Deus Está Morto” numa folha juntamente com a assinatura.
Josh sente um desconforto muito grande ao perceber que não consegue fazer o que o professor manda, ao contrário da quase unanimidade da turma. Ao sentir que foi desafiado, Radisson dá a Josh o dever de ministrar sessões de 20 minutos cada uma pelas próximas três aulas, mostrando quais argumentos utilizará para sustentar que Deus não morreu. Dada a tarefa, o professor dispensa a turma com recomendações de leitura para a próxima aula, ou melhor, palestra de Josh.
Na perspectiva pessoal de Josh, há um forte conflito interno, que faz até sua namorada Kara (Cassidy Gifford) criticá-lo. Ele não admite que sua fé seja questionada, mesmo que seja apenas dentro de sala de aula. Kara o repreende por isso, embora depois se arrependa um pouco. Ao perceber que Josh está se dedicando ao debate com o professor Radisson, fica novamente irritada e preocupada com ele. Sugere que repense suas decisões e