Seminário de Educação Física
Existem vários conselhos para qualidade de vida, mas podemos dizer que além da saúde, bem-estar físico, funcional, emocional e mental, engloba também elementos da nossa vida como trabalho, família e amigos.
Descreva as dimensões de qualidade de vida enfocadas por Silva (1999) e comente.
Físico: engloba não apenas o quadro clínico, mas também a adoção de uma alimentação saudável e o uso correto de sistema de saúde.
Emocional: envolve fatores como capacidade de gerenciar as tensões e o estresse, a forte autoestima e o entusiasmo.
Social: qualidade dos relacionamentos, equilíbrio com o meio ambiente e harmonia familiar.
Profissional: satisfação e desenvolvimento profissional, além de reconhecimento do valor do trabalho.
Intelectual: capacidade criativa, expansão dos conhecimentos e partilha do potencial interno.
Espiritual: propósito de vida baseado em valores e ética, associado a pensamentos positivos. Baseado em NAHAS (2003), como podemos conceituar qualidade de vida no trabalho?
Qualidade de vida do trabalhador ou do trabalho é um objetivo buscado pelas instituições e empresas para que os seus empregados se sintam mais aptos ao exercer suas atividades, impactando em um melhor rendimento que favoreça a instituição ou empresa. A qualidade de vida não se restringe somente ao local e ao momento do trabalho, mas sim, possui relação com todos os outros aspectos que formam a vida das pessoas (trabalhador e sua família) como a satisfação pessoal, relacionamento familiar, oportunidades de lazer, dentre outros, segundo NAHAS. É um tema bastante desenvolvido na área da economia e administração que normalmente aborda o conceito no víeis dos programas de qualidade, nos quais a satisfação do trabalhador é um meio para se atingir alta produtividade; mas também é crescente a busca de superação desse paradigma no sentido de considerar, de forma mais humana, as pessoas que estão envolvidas nos processos produtivos.
De acordo com