Ilhas Marshall
Nome Oficial: República das Ilhas Marshall
Área: 181,4 km²
Capital: Majuro
População: 60 mil habitantes milhões (estimativa 2008)
Nacionalidade: marshalinaGoverno: República Parlamentarista
Cidades Principais: Majuro, Dalap e UligaClima: equatorial
Idioma: marshallês e inglês
HISTÓRIA:
Pouco se sabe sobre a história das ilhas antes da chegada dos europeus no território. O primeiro europeu a visitar as ilhas foi o explorador espanhol Alonso de Salazar em 1526. Após essa visita as ilhas passaram vários séculos sem visitas documentadas, até que em 1788 o capitão inglês John Marshall deu o seu nome às ilhas.
Uma companhia comercial alemã fixou-se nas ilhas em 1885, e alguns anos mais tarde elas tornaram-se parte do protectorado da Nova Guiné Alemã.
Sob o controle do Império Alemão, o Japão conquistou as ilhas na Primeira Guerra Mundial e passou a administrá-las sob mandato da Liga das Nações quando a Alemanha renunciou a todas as suas posses no Pacífico. Mesmo após a saída do Japão da Liga das Nações unidas, o país continuou administrando as ilhasEm 1944 os Estados Unidos invadiram as ilhas e, depois da derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial, passou a administrá-las de dentro do Território Fiduciário das Ilhas do Pacífico.
Após quase 40 anos sob administração americana como a parte mais oriental do Protetorado Territorial das Nações Unidas do Oceano Pacífico, as Ilhas Marshall obtiveram independência em 1986 mediante um pacto de livre associação. Reivindicações de compensações ainda existem devido aos testes nucleares executados pelos Estados Unidos em alguns atóis entre 1947 e 1962.
CULTURA
Os valores culturais e costumes, ou manit, tornar a sociedade Marshallese única. O solo é um ponto focal para a organização social neste país insular. Todos os Marshallese tem direitos sobre a terra, como parte de um clã, ou jowi, que deve obediência a um Iroij (chefe), é supervisionado pela Alap (chefe do clã), e apoiado pelo Rijerbal