Seminário de Cultura e Poder nas Organizações - Lojas CEM S/A
1) Caracterização da Empresa
1.1) Histórico
1.2) De 1952 a 2012
1.3) Segmento
1.4) Missão, Visão e Valores
1.5) Produção/ Volume de Vendas
2) Análise SWOT
2.1) Pontos Fortes
2.2) Pontos Fracos
2.3) Ameaças
2.4) Oportunidades
3) Identificação no Estilo de Gestão
4) Identificação das Relações
4.1) Colaboradores
4.2) Concorrentes
4.3) Clientes
4.4) Fornecedores
5) Considerações Finais
6) Bibliografia
Lojas CEM
1) Caracterização da Empresa
1.1) Histórico
A história de sucesso das Lojas Cem não é recente. Começou em 1952, na cidade de Salto, interior de São Paulo. O fundador, Remígio Dalla Vecchia, decidiu montar um negócio de conserto e venda de bicicletas, peças e acessórios. Seu Gino, como era conhecido, abriu a Casa de Bicicletas Zanni e Dalla Vecchia com a ajuda da esposa, Nair Zanni Dalla Vecchia.
Em 1959, com o trabalho e a determinação dos filhos e do genro do fundador, os rumos da empresa começaram a mudar. A seção de peças e consertos cedeu espaço aos primeiros eletrodomésticos. Sete anos mais tarde, em 1966, a loja transferiu-se para seu primeiro prédio próprio, introduzindo também a comercialização de móveis.
Seu Gino aposentou-se em 1968. A partir de então, a empresa, cujo nome já havia mudado para R. Dalla Vecchia S/A passou a ser dirigida por um conselho de diretores.
O objetivo traçado era ir muito além das quatro lojas existentes na época. Para isso, era preciso um nome curto, impessoal, fácil de falar e de memorizar. A sigla CEM (Centro dos Eletrodomésticos e Móveis) foi escolhida em 1976 por meio de um grande concurso que movimentou a região.
A partir daí, as Lojas CEM não pararam mais de crescer. Dezenas de filiais foram e continuam sendo construídas e inauguradas com absoluto sucesso, gerando empregos, aumentando a arrecadação de impostos e fortalecendo o comércio local.
1.2) De 1952 a 2010
1952: Filho de imigrantes italianos, Remígio Dalla Vecchia abre em Salto (SP)