seminario
A DEDICAÇÃO VERDADEIRA,
BASE DE TODA A AÇÃO MORAL – ROMANOS 12:1-2
A CONSAGRAÇÃO PARA DEUS
INTRODUÇÃO
Segundo os grandes dicionários da língua portuguesa a palavra racional, procede da palavra razão, esto é, a defesa de uma determinada coisa ou causa.
EXPLICAÇÃO
É bem provável que nenhum outro versículo bíblico tenha sido mais freqüentemente utilizado, na igreja cristã, no que tange às questões de santidade e de dedicação pessoal, do que este, usualmente em vinculação com o versículo seguinte.
O trecho de Romanos 12:1-2, é como o de João 3.16 – da Ética Cristã.
Neste texto, Paulo usa o vocábulo rogo na intenção de levarmos a serio a questão da doutrina cristã, vinculada a conduta cristã diária. O vocábulo usado em sua forma normal significa, encorajar, exortar, pleitear insistentemente, o que tem sentido de fazer um apelo serio e ardoroso. O texto de Romanos 12.1-2 pode ser considerado o texto áureo do tema da consagração, pois nele encontramos os contornos deste ato de dedicação a Deus. A consagração é obra do Espírito Santo na vida da pessoa, enquanto que a submissão é o elemento humano no processo de doação a Deus.
Portanto devemos ter
A CONSAGRAÇÃO PARA DEUS
1 – O SACRIFÍCIO VIVO É OPOSTO AO SACRIFÍCIO ABATIDO. É evidente que, nas paginas do A.T., os sacrifícios de todas as espécies, e, sobretudo as ofertas queimadas, que mui provavelmente estão em foco neste versículo, eram para ser totalmente entregues, com o propósito de adorar e servir a Deus. Nesses sacrifícios, havia um período de preparação para os animais que seriam sacrificados. Tinham de ser de certa idade, de elevada qualidade física, tendo de passar por certos preparativos preliminares. Como pode o corpo tornar-se um sacrifício? que os olhos não contemplem o mal; e isso importa em sacrifício que a língua não profira nenhuma vileza; e isso será uma oferta que as mãos não operem o que é pecaminoso; e isso eqüivale um