Seminario Radionovela
A primeira radionovela transmitida no Brasil foi: “Em Busca da Felicidade” apresentada em 1941 pela Radio Nacional, a história foi baseada no original do cubano Leandro Blanco com adaptação de Gilberto Martins.
Bastidores da radio novela "O Direito de Nascer"
“O Direito de Nascer” do cubano Félix Caignet, transmitida em 1951 foi um dos grandes sucessos e ficou três anos no ar, o que acabou por acarretar o apelido de: “O Direito de Encher”. Entre as brasileiras, destacamos: “Jerônimo, o herói do Sertão” criada por Moysés Weltman, transmitida em 1951 e mais tarde adaptada para a televisão.
Entre os grandes radio dramaturgos brasileiros, podemos citar: Oduvaldo Vianna, Amaral Gurgel, Gilberto Martins, Dias Gomes, Mario Lago, Mário Brazzini, Edgar G. Alves, Janete Clair e Ivani Ribeiro. Alguns deles posteriormente enveredaram pela teledramaturgia.
O alto custo das radio novelas, o crescimento da televisão e a migração da verba publicitária, explica em parte, o abandono do gênero pelas rádios. Ainda na década de 60 algumas emissoras mantinham alguns dos horários de radionovelas e radioteatro, porém na década de 70 foram encerradas, apesar de algumas tentativas isoladas de mantê-las no ar.
Hoje em dia ainda encontramos alguns exemplos de radio novela, mas com características, estruturas, diálogos e narração modernizados. As modificações também referem-se as sonolastias, antes feitas ao vivo e hoje substituidas por cds de efeito sonoros, o desempenho dos radioatores tornaram-se mais naturalistas e menos empostados e as vozes seguem o estilo de uma locução mais fixada em uma dicção projetada e articulada.
“Essa