Seminario Interdisciplinar I
EDUCAR PARA VIDA OU PARA o TRABALHO?
ITAPERUNA
2015
ROMILDA APARECIDA DE SOUZA RIBEIRO
EDUCAR PARA A VIDA OU PARA O TRABALHO?
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Fundamentos do Processo Educativo no Contexto Histórico-Filosófico,Comunicação e Linguagem, Metodologia Científica.
Prof. Andressa Aparecida Lopes, Edilaine Vagula, Edinéia de Cássia Santos Pinho, Fabiane Muzardo, José Adir Lins Machado, Mari Clair Morro, Reinaldo Nishikawa, Taíse Nishikawa.
ITAPERUNA
2015
Introdução
Neste trabalho observamos como deu-se a trajetória da Educação, como foi realizada a aquisição do conhecimento pela sociedade e observa-se também como as questões históricas e políticas influenciaram no processo de desenolvimento desta Educação que presenciamos hoje em nossas escolas. A educação que presenciamos é resultado de uma construção histórica, homem desenvolve esta educação por meio da aprendizagem mútua. Por meio da leitura do texto observamos que na história da educação a antítese mais relevante é entre a educação como preparação para o trabalho e educação para uma vida de lazer, o qual comprova conflito de valores. Porém, esta modernidade tão almejada por todos, teve como consequência o individualismo e pragmatismo, onde a prioridade foi a aquisição de habilidades para o desenvolvimento de um oficio e distanciou-se da questão étia e moral tão importante para a formação integral do ser.
Desenvolvimento
O texto “Educar para a vida ou para o trabalho?” vem nos apresentar toda evolução sofrida pelo processo educativo ao qual o ser humano é submetido, após sua leitura pude inferir que muitas coisas avançaram nos ultimos séculos, porém questões relaciondas à ética, moral, enfim os problemas sociais não apresentaram grandes avanços talvez porque as