AV 2 - PEDAGOGIA - LICENCIATURA - SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR I
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade "é uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir, de pensar e da história pessoal". Nesse sentido, é incorreto afirmar que:
Ser autônomo significa não cumprir as regras estabelecidas pelo Centro de Educação Infantil. O objetivo da educação das crianças de 0 a 5 anos consiste na promoção da autonomia A autonomia pode ser uma referência nas tarefas de cuidar, educar e acolher. A criança autônoma possui a capacidade de seguir suas próprias orientações na execução de uma tarefa. Autonomia é a possibilidade de decidir e saber por que realizar determinada ação.
Questão 2
A fase em que a criança apresenta ausência total de regras denomina-se:
Autonomia Anomia Sincretismo subjetivo Heteronomia Sistema simbólico
Questão 3
Sobre a autonomia e a educação de crianças de 0 a 3 anos é incorreto afirmar que:
Explorar o eixo identidade e autonomia envolve ajudar os pequenos a desenvolver o reconhecimento da própria imagem. O objetivo é que as crianças se identifiquem como seres únicos, com corpo, hábitos e preferências próprias. É desejável que os bebês ganhem independência progressiva para realizar ações cotidianas, como brincar e se expressar por meio da linguagem, quanto para o cuidado com a higiene e a alimentação. O caminho privilegiado para conseguir esse desenvolvimento são as atividades de interação, que possibilitam a criação de vínculos afetivos e o aprendizado das regras para a vida em sociedade. A autonomia da criança se consolida aos 3 anos, na fase da heteronomia.
Questão 4
Piaget (1999) indica-nos três conceitos fundamentais para a construção da moralidade infantil, são eles:
anomia, heteronomia e sistema simbólico. Sincretismo subjetivo, heteronomia e autonomia. anomia,