SEMINARIO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Profa. Dra. Regina Luzia Corio de Buriasco
Escuto e esqueço, Vejo e recordo, Faço e compreendo!
(antigo provérbio chinês)
Uma das atuais grandes tendências da Educação Matemática é a Resolução de Problemas, assim chamada porque considera que o estudo da Matemática é resolver problemas. Segundo ela, o ensino da Matemática deve ser desenvolvido sempre partindo de problemas.
Primeiro significado: resolver problemas como meio para alcançar determinados fins
Na concepção que adota este significado, os problemas são utilizados como veículos a serviço de outros objetivos curriculares, servindo para diferentes fins:
1 • como justificativa: problemas da vida real como justificativa para ensinar Matemática - alguns problemas relacionados com a vida cotidiana são incluídos nas aulas para mostrar pra que serve a matemática.
2 • como motivação para certos conteúdos: os problemas são utilizados para introduzir conteúdos, na tentativa de promover o convencimento implícito ou explícito de que facilitarão a aprendizagem de determinado conteúdo.
3 • como atividade recreativa: mostram que a matemática pode ser “divertida” e que existem usos “divertidos” para os conhecimentos matemáticos.
4 • como meio para desenvolver novas habilidades: se acredita que, cuidadosamente seqüenciados, os problemas podem proporcionar aos estudantes novas habilidades y prover o contexto para discussões relacionadas com algum conteúdo.
5 • como prática: a maioria das tarefas matemáticas na escola caem nesta categoria. Ensina-se uma técnica e em seguida uma lista de problemas para que pratiquem a técnica aprendida.
Em qualquer uma das formas, os problemas são utilizados como meio para alguma das metas aqui apresentadas. Isto é, a resolução de problemas não é vista como uma meta em si mesma, e sim, como