seminario de mitocondria
Logo, A mitocôndria tem a função de quebrar a glicose introduzindo oxigênio no carbono, o que resta é o gás carbônico, que sairá através da expiração. Esse procedimento é dividido em duas fases: Ciclo do ácido cítrico ou ciclo de Krebs (na matriz mitocondrial) e a cadeia transportadora de elétrons ou cadeia respiratória (nas cristas mitocôndrias)
No ciclo de Krebs, o ácido pirúvico (C3H4O3) proveniente da glicólise sofre uma descarboxilação oxidativa pela ação da enzima piruvato desidrogenase, existente no interior das mitocôndrias dos seres eucariontes, e reage com a coenzima A (CoA) que é oxidada pelo sistema enzimático beta-oxidativo, sendo ainda dependente de várias etapas intermediárias em que a carnitina é necessária. A oxidação desses produtos fornece acetil-COA para o ciclo de Krebs.
Em seguida, o acetilCoA reage com o oxaloacetato, ou ácido oxalacético, liberando a molécula de coenzima A, que não permanece no ciclo, formando ácido cítrico.
Depois de formar o ácido cítrico, haverá uma sequência de oito reações onde ocorrerá a liberação de duas moléculas de gás carbônico, elétrons e íons H+. Ao final das reações, o ácido oxalacético é restaurado e devolvido à matriz mitocondrial, onde estará pronto para se unir a outra molécula de acetilCoA e recomeçar o ciclo.
Os elétrons e íons H+ que foram