Seminario Cloroplasto
A ORGANELA CLOROPLASTO
FERRAZ DE VASCONCELOS
2015
AUTORES
LARISSA MARIA PEREIRA
HELENA ALMEIDA PINTO
VITÓRIA OLIVEIRA ALMEIDA
LETÍCIA DA SILVA
A ORGANELA CLOROPLASTO
Seminário apresentado para a instituição ETEC FERRAZ DE VASCONCELOS, na disciplina de Biologia.
Orientador: Claúdia
ETEC FERRAZ DE VASCONCELOS
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
1.1 Apresentação da organela
2. ESTRUTURA
3. LOCALIZAÇÃO
4. FUNÇÃO
5. CONCLUSÃO
Bibliografia e Referência
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos apresentar a organela chamada Cloroplasto, iremos fazer apresentar sua estrutura, localização, funções e composição.
Abordaremos esse assunto a fundo para que possamos entender mais sobre isso e com que os leitores desse trabalho também consigam entender o assunto.
1.1 APRESENTAÇÃO DA ORGANELA
Os cloroplastos são organelos que se encontram em células de plantas e outros eucariotas fotossintéticos.
O cloroplasto possui um genoma próprio composto por uma molécula de DNA circular. Este genoma não contém toda a informação genética necessária à sua função, manutenção e divisão. Esses genes encontram-se no genoma nuclear da célula.
Nem todas as células das plantas contém cloroplastos, como por exemplo, as células da raiz.
2. ESTRUTURA
Os cloroplastos são um tipo de cromoplastos que contém pigmento chamado clorofila, que são capazes de absorver a energia eletromagnética da luz solar e a convertem em energia química por um processo chamado fotossíntese.
As células vegetais e as algas verdes possuem um grande número de cloroplastos, de forma esférica ou ovóide, variando de tamanho de acordo com o tipo celular, e são bem maiores que as mitocôndrias.
Ao microscópio eletrônico, verifica-se a presença, dentro do cloroplasto, de um complexo sistema de membranas que constituem sacos achatados e unidos entre si. São os tilacóides. Nos vegetais, os tilacóides se arranjam como uma