Cloroplasto individual 2015
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Objetivo 4
2.2 Metodologia 4
2.3 Avaliação 5
3 CONCLUSÃO 6
4 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo aprimorar o conhecimento da realização de um plano de aula, e este, foi elaborado para tratar de uma organela chamada Cloroplasto, que é a parte celular responsável pela fotossíntese.
O objetivo desta escolha é se fazer o aluno entender claramente o funcionamento da fotossíntese nos vegetais.
2 DESENVOLVIMENTO
Conteúdo a ser ministrado: Organela Cloroplastos
Ano: 7º ano do ensino fundamental
.
2.1 OBJETIVO
Fazer o aluno entender o porquê da importância do Cloroplasto da vida da célula vegetal , e a importância desta organela do processo da fotossíntese.
2.2 Metodologia
Serão passados aos alunos a importância do cloroplasto que é uma organela presente nas células das plantas e outros organismos fotossintetizadores, como as algas e alguns protistas. É no cloroplasto que ocorre a fotossíntese, que é esverdeada devido a presença de clorofila. Os cloroplastos distinguem-se bem dos restantes das organelas da célula, quer pela cor, quer pela sua estrutura, geralmente laminar, possuem RNA, DNA e ribossomas, podendo assim sintetizar proteínas e multiplicar-se. A fotossíntese típica dos cloroplastos também é realizada por algumas bactérias, as cianobactérias, o que é considerado como uma das evidências nas quais se baseia a teoria endossimbiótica de origem dos cloroplastos. Segundo esta teoria, os cloroplastos teriam se originado de uma cianobactéria ancestral vivendo em simbiose dentro da célula eucariótica precursora. Essa teoria também é empregada para explicar a origem das mitocôndrias.
Acredita-se que as, células procariontes teriam passado a viver no interior de células eucariontes primevas, em simbiose. Essa simbiose seria bastante vantajosa para ambos os organismos, de modo que passaram a existir em