3 ANO BIOLOGIA
BIOLOGIA
PROFESSORA: TALITA
1
BIOLOGIA – 3º ANO - ENSINO MÉDIO TÉCNICO - 2015
SUMÁRIO
GENÉTICA
1° Lei de Mendel - 04
Probabilidade em Genética - 07
Heredograma - 10
Herança Co – Dominante - 16
Sistema ABO - 18
Fator RH - 21
Herança Ligada ao Sexo - 25
2
BIOLOGIA – 3º ANO - ENSINO MÉDIO TÉCNICO - 2015
PRIMEIRA LEI DE MENDEL
CONCEITOS DE GENÉTICA
Gregor Mendel fez estudos para descobrir os fatores hereditários, ele utilizou a ervilha por serem de fácil cultivo, possuírem flores hermafroditas e suas sementes apresentavam duas cores, amarelo e verde.
Inicialmente Mendel auto-fecundou por várias gerações plantas com as mesmas cores da semente, garantindo assim plantas puras.
Verdes X Verdes = Verdes
Amarelas X Amarelas = Amarelas
Mendel cruzou por várias vezes plantas com sementes amarelas com outras plantas com sementes verdes. Em todos os cruzamentos obteve plantas que geravam ervilhas de cor amarela. Estas ervilhas de cor amarela foram semeadas e por autofecundação geravam mais ervilhas de cor amarelas do que as ervilhas com cor verde.
A partir destes resultados Mendel fez algumas conclusões importantes, onde formulou a Lei dos
Fatores Hereditários.
Inicialmente Mendel acreditava que existia mais de um fator hereditário para cada caráter. Ao explicar com dois fatores ele teve sucesso. Hoje sabemos que os fatores hereditários atribuídos por Mendel são o que chamamos de genes (um segmento do DNA responsável por uma determinada característica) e os dois fatores combinados de genes alelos.
Quando as plantas eram puras, os fatores que determinavam as cores amarelas e verdes eram iguais.
Atualmente ao par de genes iguais chamamos de homozigoto. Já a semente amarela, resultante da mistura entre verde com amarela, Mendel acreditava que existia um fator para a cor amarela e um fator para a cor verde. Quando existia um fator de cada tipo, Mendel chamou-as de híbridos, ou seja, misturado, hoje chamado de heterozigoto.
Aos fatores que determinam a cor