Dricka
RELATÓRIO DA AULA PRATICA (AMCEL)
MACAPÁ/AP
27 DE MAIO DE 2015
HISTÓRICO
AMAPÁ FLORESTAL E CELULOSE L.T.D. A
A Amapá Celulose é uma empresa florestal que atua no Amapá desde 1976, produzindo cavacos e biomassa. Em dezembro de 2006, passou a ser controlada pelas empresas japonesas Marubeni Corporation e Nippon Paper Industries, e mais tarde também pela NYK-Nippon Yusen Kaisha. A produção anual de cavacos é de 900 mil toneladas, que são processadas e exportadas para Portugal, Espanha, Itália, Turquia, Finlândia e Japão, através do Porto de Santana.
OBJETIVO
Conhecer a área de viveiro da Amcel e ver na pratica como é feito o trabalho de produção de mudas.
INTRODUÇÃO
Um viveiro florestal é uma área reservada para fazer a propagação, multiplicação e cultura de mudas até em que elas possam estar aptas para serem transplantadas ou comercializadas, este local também pode ser utilizado para fazer as semeaduras anuais.
Um viveiro tem como necessidade ter condições favoráveis para a produção de mudas, tais como: irrigação, umidade, temperatura, luminosidade, tipo de solo, adubação, tipos de recipientes, controle de pragas, e em especial pessoas capacitadas para fazer o trabalho, além de ter um rigoroso controle sanitário.
MATERIAIS E MÉTODOS
Produção de Mudas – A maior parte da produção de mudas da AMCEL é obtida com eucaliptos. As mudas são produzidas via assexuada (micropropagação), a partir de minijardim clonal com canaletes de areia (70%) e canaletes hidropônicos (30%). No processo de clonagem e produção de mudas são aprimoradas as técnicas de micropropagação vegetativa e miniestaquia, visando a obtenção de mudas de alta qualidade
Preparo de solo - O solo é preparado com tratores de pneu ou esteira que, com um subsolador rompe possíveis camadas de adensamento e impedimentos, a uma profundidade de 60 cm, nas linhas de plantio e em nível. A fertilização na fase de preparo de solo realizada através de calagem (aplicação de