Relat rio 1
Larissa do Nascimento Ferreira
Mayara Souza Oliveira Soares
Relatório de iniciação ao manuseio do microscópio óptico comum e taxonomia das tampinhas.
Relatório apresentado na disciplina de Biologia das Criptogramas, Faculdade de Ciências Biológicas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Professor (a): Maria Pilar Rojals Piqué
PUC – CAMPINAS
2015
Atividade 1: Microscopia óptica
Introdução:
O estudo de estruturas menores é feito com o uso de microscópios de luz, que permite aumentos de até 1000 vezes. O material a ser estudado é a Anacharis sp. – uma planta aquática encontrada em água doce de regiões tropicais. Ela é muito utilizada na observação da morfologia de células eucariontes vegetais, cujos cloroplastos, de coloração verde devido a presença de clorofila, são facilmente identificáveis e a Solanum sp – conhecida popularmente como batatinha ou batata-inglesa, é uma planta pertencente à família solanácea. A planta adulta geralmente tem entre sessenta a cem centímetros de altura, possui flores e frutos e produz um tubérculo comestível rico em amido e carboidrato.
Citações sobre o assunto:
- "O amido é sintetizado e armazenado nos cloroplastos e, na maioria das espécies, é a principal forma de reserva mobilizada para translocação durante a noite. As plantas que armazenam carbono, principalmente como amido, são chamadas de armazenadoras de amido." (Lincoln Taiz, Eduardo Zeiger - Fisiologia vegetal, 5ª edição, página 295 - 2013)
- "O amido armazena energia quando a fotossíntese produz mais glicose do que pode ser imediatamente consumido pela planta. Enquanto muitas plantas armazenam amido, os animais armazenam glicogênio." (Murray W.Nabors - Introdução a botânica, página 162)
- "Elódea (nomes científicos: Egeria densa, Egeria brasiliensis) é o nome genérico dado a determinadas plantas aquáticas submersas que são do grupo das angiospermas. Muito utilizada na ornamentação de aquários e lagos artificiais, é comum