seminario de metalurgia
O molibdénio é um elemento metálico de côr prateada clara com nº atómico 42, peso atómico 95.95 e densidade 10.2 g/cm³. Muito do seu efeito de liga no aço, deve-se à formação dos carbonetos.Tem um ponto de fusão na ordem dos 2160 °C; dentro dos elementos metálicos só o tungsténio, o ósmio e o tantalo têm um ponto de fusão mais elevado. Outras propriedades fisícas significativas do molibdénio são: a boa conductividade térmica (cerca de metade da do cobre), o mais baixo coeficiente de expansão térmica dos metais puros, a resistência a elevadas temperaturas e a resistência à corrosão nos mais variados meios. O molibdénio é estável no ar ou água a temperaturas moderadas, mas a 500 °C oxida imediatamente.
2. OCORRÊNCIA
A abundância média na crosta terrestre em molibdénio é de 1 a 2 p.p.m. (partes por milhão). O conteúdo molibdénico das rochas ígneas tende a aumentar com o aumento do conteúdo em silíca. O molibdénio não ocorre na natureza no seu estado livre ou nativo, mas sim químicamente combinado com outros elementos. O minério de Molibdénio mais importante é a molibdenite. A wulfenite, a powelite e a ferrimolibedite fornecem pouco molibdénio.
A Molibdenite (MoS2) 2 é um mineral que ocorre frequentemente sob a forma tabular,em lâminas hexagonais ou disseminado em grãos finos. Tem gravidade específica de 4.6 a 4.7 e dureza de 1 a 1.5. Aparentemente pode-se confundir com a grafite. O minério em bruto (não refinado), contendo molibdenite é utilizado na produção de concentrado, que geralmente contêm cerca de 90% de molibdenite. O óxido molibdénico (MoO2), é produzido apartir da queima do concentrado. Tipicamente o óxido tem um teor máximo de molibdénio que varia de 85% a 90% e um teor mínimo de 57%.
A wulfenite (PbMoO3) é um molibdato de chumbo, de cor variável. Tem brilho adamantino ou resinoso, dureza de 2.75 a 3, gravidade específica de 4.3 e traço branco. Ocorre geralmente em cristais destacados de forma tabular. São