TCC técnico em Metalurgia
Aluno:
Orientador:
Sumário
1 – Introdução
2 – Objetivo
3 – Desenvolvimento
4 – Ética
5 – Segurança
6 – Conclusão
7 – Agradecimentos
1 - Introdução
Tratamento térmico é o conjunto de operações de aquecimento e resfriamento a que são submetidos os aços e ferros fundidos, (materiais
não ferrosos em menor escala), sob condições controladas de temperatura, tempo, atmosfera e velocidade de resfriamento, com o objetivo de alterar as propriedades dos materiais ou conferir-lhes características determinadas, através da modificação da microestrutura.
2 - Objetivo
Nesse trabalho estaremos falando sobre o processo de recozimento, que é um tratamento térmico que tem como principal objetivo reduzir a dureza
do material e aumentar a sua ductilidade, facilitando assim a sua usinabilidade. 3 - Desenvolvimento
FOCO DO
TRABALHO
3 - Desenvolvimento
O recozimento é o tratamento térmico que tem por finalidade eliminar a dureza de uma peça temperada ou normalizar materiais com tensões internas resultantes do forjamento, da laminação, trefilação etc..
3 - Desenvolvimento
O
recozimento
tem
todas
as
características
dos
processos
térmicos de metais em geral e do aço em partícula. Os processos térmicos se caracterizam pelo aquecimento das peças, permanência
numa dada temperatura, podendo ou não receber substâncias que são agregadas à sua estrutura; resfriamento em velocidades, ritmos e condições diferentes.
Aquecimento – A peça é aquecida em forno, até uma temperatura recomendada.
Manutenção da temperatura – A peça deve permanecer aquecida por algum tempo na temperatura recomendada para que as modificações atinjam toda a massa da mesma.
Resfriamento – O resfriamento deve ser feito lentamente, tanto mais lento quanto maior for a porcentagem de carbono do aço.
3 - Desenvolvimento
O resfriamento deve ser feito lentamente, tanto mais lento quanto maior