Silicose no Brasil
A silicose é uma doença respiratória causada pela aspiração e acumulo de pó de sílica,que é um cristal natural,encontrado na maioria dos leitos de rocha e em forma de pó durante a mineração,escavação,construção de túneis e trabalhos com minérios metálicos,também estando presente na areia.
A inalação dessa substância provoca inflamação e cicatrização em forma de lesões nodulares nos lóbulos superiores do pulmão.
Essa doença afeta os mineiros,após anos de inalaçãi as sílica.A sílica se deposita nos alvéolos pulmonares furando células e rompendo os lisossomos que derramam suas enzimas que destroem as células,ação conhecida como apoptose e como conseqüência os alvéolos.
Silicose no Brasil
A silicose é a pneumoconiose de maior prevalência no Brasil.Encontraos no país todas as situações de exposição a sílica onde há risco de silicose,assim como situações peculiares de exposição.O número estimado de trabalhadores potencialmente expostos a poeiras contendo sílica é superior a 6 milhões (por volta de 4 milhões na construção civil,500.000 em mineração e garimpo e acima de 2 milhões em indústrias de transformação de minerais,metalurgia,indústria química,de borracha,cerâmicas e vidros). Somente no Estado de Minas Gerais, calcula-se que haja cerca de 7416 casos provenientes de mineração de ouro (Min Saúde, 1997). Os números de casos provenientes de garimpo e lapidação não são bem conhecidos.No período de 06 a 10 de novembro de 2000, a FUNDACENTRO, a Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná e a Fundação Oswaldo Cruz, com apoio da OIT e OMS, além de inúmeras instituições governamentais e não governamentais realizaram o Seminário Internacional sobre Exposição à Sílica - Prevenção e Controle. A realização do Seminário foi uma iniciativa que veio ao encontro dos objetivos propostos pelo programa internacional para a eliminação global da silicose.