Semin Rio Educa O Inclusiva
Professores: Wilson Sanches,Mariana de Oliveira,Regina,Celia Adamuz,Rosely Cardoso Montagnini,Sanda C. Malzinoti Vedoato,Mar Clair Moro Nascimento,Vilze Vidotte Costa.
SUMÁRIO
1-Introdução ---------------------------------------------------------------------------------------- 3
2 - Desenvolvimento ------------------------------------------------------------------------------ 4
INTRODUÇÃO
A educação inclusiva aspira fazer efetivo o direito à educação, a igualdade de oportunidades e de participação. O direito de todas as crianças à educação encontra-se consagrado na Declaração dos Direitos Humanos e reiterado nas políticas educacionais dos países; porém, ainda existem milhões de crianças e adultos que não têm acesso à educação ou recebem uma de menor qualidade. Percebe-se que apesar da difusão da conhecida Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994), que entre outros pontos, propõe a educação para todos, incluindo jovens com necessidades educativas especiais, no âmbito educacional que anteriormente, se configurava em uma educação de exclusão, “segregação”.
Embora, na prática este modelo ainda não se configura em nosso país como uma proposta educacional amplamente difundida e compartilhada, a grande maioria das redes de ensino carece das condições institucionais necessárias para sua viabilização.
A Educação Especial tradicionalmente se configurou como um sistema paralelo e segregado de ensino, voltado para o atendimento especializado de indivíduos com deficiências, distúrbios graves de aprendizagem e de comportamento, e altas habilidades.