Toxicologia social
Integrado II
2015
Caio Hofmann, Daniel Campos, Danilo, Lucas Soares, Marcela Ramos, Caio Myska
Questão 1. José, 25 anos, foi diagnosticado com osteossarcoma na região do joelho direito há oito meses e, desde então, passa por sessões de quimioterapia, além de utilizar um analgésico opioide para alívio da dor intensa e incapacitante ocasionada pela doença. Ao terminar as sessões de quimioterapia, os médicos constataram que não houve redução significativa da massa tumoral, sendo necessária a realização de uma cirurgia de amputação do membro afetado. Após a cirurgia, José relatou dor intensa no coto e sensação do membro fantasma. Para alívio do quadro álgico, o médico responsável optou por manter o analgésico opióide utilizado antes da cirurgia, na mesma dose que José utilizava antes da amputação. Entretanto, após algumas semanas no hospital, a dose do analgésico não se mostrou suficiente para aliviar a dor do paciente, sendo necessário um ajuste da dose. Mesmo depois de parar de sentir dor, José continuou fazendo uso dos analgésicos, já que ele havia guardado todas as sobras de medicação prescritas pelo médico. Dois meses depois, em seu acompanhamento psiquiátrico, José foi diagnosticado como dependente de analgésico opióide. Houve tentativa frustrada de interromper o uso do analgésico de maneira gradual, mas o paciente apresentava crises de abstinência que eram cessadas pela reintrodução do fármaco.
Considerando o caso acima, responda: Dê o mecanismo de ação dos analgésicos opióides. Comente sobre as principais reações adversas e interações medicamentosas dos opióides.
a. Qual (ou quais) das moléculas acima pode ter sido prescrita pelo médico? Justifique sua resposta com base na relação estrutura-atividade, incluindo as estruturas descartadas.
Morfina: Agonista completo – hidroxila fenólica e hidroxila alcoólica interagem com o receptor através de ponte de hidrogênio. O Nitrogênio piperidínico é ionizado, interagindo com