Planejamento Hamed 1
Partindo das questões sociais e históricas em nosso país sempre observamos um grande descaso com a população ao longo dos últimos 500 anos de história recente da nossa pátria. Tivemos um longo período de escravidão que se estendeu por 350 anos ceifando vidas e criando em nossa sociedade um preconceito que ainda se faz vivo.
Após a escravidão na pretensa data muito comemorada hoje, porem sem muita reflexão observamos o estado sendo omisso no que diz respeito ao fornecimento de serviços públicos gratuitos como educação saúde e segurança.
O resultado dessa negligencia humana nos atinge hoje em um crescimento da violência já que construímos uma sociedade desigual, formação de periferias elevando o numero de doenças, pois a saneamento básico nestes locais é precário ou inexistente e precarização do Ensino Publico Estadual levando a educação a se tornar mais um “bom negocio” para investidores sem preparação pedagógica para ocupar determinadas posições.
Como se não bastasse toda a carga negativa que temos em nossa história ainda temos uma marca corruptora de alguns governantes que também se faz histórica e afeta a confiança da população em relação aos seus governantes, pois em nosso pais sempre tivemos em “câncer” onde muitas vezes para não falar quase todas as vezes a “coisa pública” foi tratada como “coisa nossa” pelos grupos no poder em detrimento da imensa maioria da população.
Também não podemos ser ingênuos e deixar de avaliar o contexto político, social e econômico externo quando observamos na década de 90 uma grande explosão da Globalização no contexto internacional que em matéria de multiplicação de conhecimento, cultura, tecnologia, velocidade na troca de informação. A questão é que muitas vezes não se faz uma analise mais critica dos pontos negativos da Globalização onde se exagerou a visão de que o Estado estava falido levando alguns países a reduzirem a participação dele principalmente na Educação, Saúde e Segurança