SEMIN RIO CAPS 1
Centro de Atenção Psicossocial Infantil - CAPSI é um serviço de atenção psicossocial destinado a acolher, cuidar e oferecer atendimento infanto- juvenil, ou seja, crianças e adolescentes de 0 a 17 anos que apresentam transtornos mentais.
O CAPSI funciona na mesma unidade do CAPS II cujo atendimento é voltado para o público adulto.
O CAPSI ainda não foi implantado de fato, mas, tendo em vista que a população infantil não poderia ficar desassistida, o CAPS II destinou um dia da semana, as quartas-feiras, atividades específicas para esse público.
O CAPS II é vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, foi implantado em 28/2/2011. Oferece atendimento diário aos clientes permitindo o planejamento terapêutico dentro de uma perspectiva individualizada de evolução contínua.
São desenvolvidas atividades como atendimento individual, grupal, oficina terapêutica, visita domiciliar e atendimento aos familiares.
A demanda do CAPS II é oriunda de encaminhamento das Equipes de Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde ou espontaneamente.
A unidade possui uma equipe multidisciplinar para cada turno formada por assistente social, educador físico, enfermeiro, farmacêutico, psicólogos, psiquiatras, psicopedagogo, terapeutas ocupacionais, técnico de enfermagem, e oficineiros.
Funciona das 8h às 18h, sem interrupção para almoço, de segunda a sexta-feira à Av. Major Williams, 1494, Bairro São Francisco.
MISSÃO
Apoiar o indivíduo para que retome de forma produtiva e participativa a sua vida nos diversos ambientes sociais e culturais, onde se desenvolve a vida cotidiana e familiar.
VISÃO
Redução de danos, acesso, vínculo, fortalecimento do sujeito, acolhimento, estímulo ao autocuidado e reinserção na sociedade.
OBJETIVO DO TRABALHO Observar o funcionamento da unidade e verificar se há necessidade de intervenção. O que poderia ser melhorado para obtenção de resultados mais satisfatórios.
O QUE FOI VISTO NA VISITA
No CAPS são atendidas crianças e