herpes
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE
ACYCLOVIR E HIDROCORTISONA NO TRATAMENTO DE HERPES LABIAL
UMA REVISÃO SISTEMÁTIA E METANÁLISE
CRICIÚMA, ABRIL DE 2012
PATRÍCIA DUARTE SIMÕES PIRES
ACYCLOVIR E HIDROCORTISONA NO TRATAMENTO DE HERPES LABIAL
UMA REVISÃO SISTEMÁTIA E METANÁLISE
Projeto de Tese de Doutorado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde para o exame de qualificação em Ciências da Saúde.
Orientadora: Drª Maria Inês da Rosa
CRICIÚMA, ABRIL DE 2012
“Foi um dia memorável, pois operou grandes mudanças em mim. Mas isto se dá com qualquer vida. Imagine um dia especial na sua vida e pense como teria sido seu percurso sem ele. Faça uma pausa, você que está lendo, e pense na grande corrente de ferro, de ouro, de espinhos ou flores que jamais o teria prendido não fosse o encadeamento do primeiro elo em um dia memorável.”
Charles Dickens, Grandes Esperanças.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4 A infecção determinada pelo herpes simples (HSV) ou herpes vírus hominis é uma doença infecciosa aguda, considerada a virose humana mais comum, exceto as infecções respiratórias virais (Shafer et al., 1987; Brasil,1996; Busch et al., 2009). 4 O herpes do tipo 1 (HSV-1), acomete geralmente a face, lábios, boca, olhos e a pele da parte superior do corpo e o herpes do tipo 2 (HSV-2) incide mais frequentemente sobre os órgãos genitais e a pele da parte inferior do corpo, mas eles também podem provocar infecções em ambas as partes do corpo (Shafer et al., 1987; Brusonova et al., 2002; Wald et al., 2004), sendo que um menor percentagem de infecções bucofaciais causada pelo HSV-2 é proveniente do contato orogenital (Regezzi et al., 1991). 4
2 OBJETIVO 7
2.1 Objetivo Geral 7
3. METODOLOGIA 8
3.1 Tipos de Estudo 8
3.2 Tipos de Participante 8