Semi-condutores
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
DEQ0525 – CIENCIA E ENGENHARIA DOS MATERIAIS
Materiais semicondutores e o monocristal de Silício
NATAL-RN
02/04/2012
Sumário Introdução 3 Semicondutores 4 Silício 6 Conclusão 13 Referências 14
Introdução
A teoria dos orbitais moleculares para moléculas pequenas pode ser estendida para explicar as propriedades dos sólidos, os quais são um agregado de um número praticamente infinito de átomos. Esta aproximação é notavelmente próspera para a descrição dos metais. Ela pode ser usada para explicar o lustro característico, a boa condutividade elétrica e térmica e a maleabilidade. Todas estas propriedades originam-se da capacidade dos átomos de contribuir para a formação de um “mar” de elétrons comum a todos eles. O lustro e a condutividade elétrica originam-se da mobilidade desses elétrons em resposta ao campo elétrico oscilante de um feixe de luz incidente ou a uma diferença de potencial. A alta condutividade térmica é também uma consequência da mobilidade eletrônica, uma vez que um elétron pode colidir com um átomo que está vibrando, pegar sua energia e transferi-la para outro átomo em outro lugar no sólido. A facilidade com que os metais podem ser mecanicamente deformados é outro aspecto da mobilidade eletrônica, uma vez que o mar de elétrons pode rapidamente reajustar-se à deformação do sólido e continuar a ligar os átomos.
A condução eletrônica também é uma característica dos semicondutores. O critério para distinguir entre um metal e um semicondutor é a dependência de sua condutividade elétrica em relação a temperatura. Geralmente, também se observa que as condutividades dos metais à temperatura ambiente são maiores do que as dos semicondutores.
Semicondutores A propriedade física característica de um semicondutor é que sua condutividade elétrica aumenta com o aumento da temperatura. À temperatura ambiente, as condutividades típicas dos semicondutores são intermediárias