Semelhanças e diferenças entre direito e moral
Antes de discorrer sobre as semelhanças e diferenças entre direito e moral, devemos entender o que é o dever-se jurídico e o dever-se moral.
Dever-se jurídico são normas éticas que devem ser seguidas pela sociedade, estas juntas formam um juízo de valor, no qual o seu descumprimento pode acarretar punições, por sua vez o dever-se moral são condutas subjetivas estabelecidas pela sociedade cujo seu descumprimento acarretara apenas uma punição interna, moral.
O direito por sua vez possui como característica: a bilateralidade que é a relação de duas ou mais pessoas, a coercibilidade que é o poder que o Direito tem de aplicar a sanção e por fim heteronomia que seria a liberdade de concordar ou discordar, tendo à consciência que tem que ser seguida a norma imposta pelo legislador.
Já a moral, é unilateral, não há relação entre indivíduos é a conduta a ser seguida, não existe coercibilidade, ou seja, o poder de aplicar uma sanção.
Devemos destacar que a moral ganhou grande proporção e passou a ser citada em um dos artigos na carta magna, sendo um dos princípios da administração publica direta e indireta. Também a moral em caso de lacuna na legislação pode influenciar indecisões dos magistrados.
Podemos concluir que apesar de haver muitas diferenças entre direito e moral, há também muitas semelhanças entre eles, ou seja, os dois caminham juntos na busca do bem comum, sendo a moral um dos pré-requisitos para a formação de uma norma ética, e quando a o surgimento de uma norma ética pode o legislador entender que aquela conduta deve ser seguida pela