trabalho
Direito e Moral podem ser facilmente associados, sendo o direito o conjunto de normas que tentam regular e organizar a vida em sociedade, solucionando os conflitos entre os indivíduos, e a moral, um ramo das Ciências Sociais que também se preocupa com o estudo de normas reguladoras da vida social.
Sendo assim, existem diversas semelhanças, mas também diferenças, começando pelo fato de que a moral é um código interno e já o direito é externo. A moral é um código não só de regras, mas de valores e princípios. Uma exigência interior em que cada um faz de suas opções, enquanto o direito é um código de regras promulgado e aceito por um conjunto de pessoas, os legisladores, e impostos aos cidadãos.
2. MORAL
Moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade.
As regras definidas pela moral regulam o modo de agir das pessoas. Está associada aos valores e convenções estabelecidos coletivamente por cada cultura ou por cada sociedade a partir da consciência individual, que distingue o bem do mal, ou a violência dos atos de paz e harmonia.
Os princípios morais como a honestidade, a bondade, o respeito, a virtude, etc., determinam o sentido moral de cada indivíduo. São valores universais que regem a conduta humana e as relações saudáveis e harmoniosas.
3. DIREITO
Chama-se direito o sistema de normas de conduta imposto por um conjunto de instituições para regular as relações sociais. Costuma-se dizer que "onde está a sociedade, ali está o direito", já que o direito é essencial à vida em sociedade, ao definir direitos e obrigações entre as pessoas e ao resolver os conflitos de interesse. Seus efeitos sobre o cotidiano das pessoas vão desde uma simples corrida de táxi até a compra de um imóvel, desde uma eleição presidencial até a punição de um crime, dentre outros.