Semantica
ELEMENTOS CONCEITUAIS E AFETIVOS DE SENTIDO
Análise para a disciplina de Língua Portuguesa IV
São Paulo 2012
ELEMENTOS CONCEITUAIS E AFETIVOS DE SENTIDO
CARACTERIZAÇÃO GERAL
As palavras e frases que falamos não possuem somente sentido literal, muitas vezes agregado à esta palavra ou expressão identificamos posições e sentimentos do falante, que pode ser expresso através de figuras de linguagem como o eufemismo e o disfemismo ou até mesmo a utilização do “politicamente correto” para suavizar ou impactar o locutor.
Os elementos conceituais são características reais e objetivas do falante e os afetivos de sentido são mais subjetivos, pois se referem a reações que estas palavras / frases nos provocam, e nos levam à considerar as posições do falante, como por exemplo, sua posição política, religiosa, sexual, etc.
Contudo os dois possuem funções de linguagem distintas, o primeiro possui função referencial (foco na realidade de que se fala) e o segundo possui função expressiva ou conotativa (foco no locutor ou receptor).
MATERIAL LINGUÍSTICO
As palavras ou expressões da língua combinam elementos conceituais e afetivos em proporções diferentes.
Os elementos afetivos são importantes na significação das palavras, por estarem interligadas a valores e preconceitos ou a hábitos e situações estigmatizadas pela sociedade.
EUFEMISMO / DISFEMISMO
O Eufemismo é mais uma figura de pensamento do que de linguagem, contudo é utilizada no emprego de palavras, expressões ou rodeios de palavras (circunlóquios) ao invés de formas linguísticas cujo significado é considerado indecoroso, desagradável ou ameaçador e, portanto são evitadas em determinado meio social.
Por exemplo: usar “deficiente visual” ao invés de “cego”; “falecer” ao invés de “morrer”, “dama da noite” ao invés de “prostituta”, etc.
O Disfemismo é o contrário do eufemismo, ele é utilizado em expressões pejorativas ou negativas para descrever ou