A dificil missão de educar no desenvolvimento critico intelectual
PEDAGOGIA
JOSÉ NONATO DA SILVA NETO
trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Título: A difícil missão de educar no desenvolvimento critico intelectual
Castanhal-PA
2012
JOSÉ NONATO DA SILVA NETO
trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Título: A difícil missão de educar no desenvolvimento critico intelectual
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação I, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Claudia Veque Irias
Tutor(a) de sala:Mara Cristine dos Santos
Castanhal-PA
2012
Ao longo dos anos, o processo de educação no Brasil tem passado por diversas mudanças, o que o tornou alvo de criticas e repressões, porém foi com a criação da LDB (Leis de Diretrizes e Bases), que o ensino no Brasil passou a ser visto com outros olhos pela sociedade e pelos governantes. Que de certa maneira passaram a investir mais especificamente na busca por oferecer um ensino de maior qualidade, onde fosse possível formar cidadãos preparados para vida em sociedade.
Com isso, o processo educacional que antes formava cidadão alienados, decorrente de um período ditatorial e repressor, passou a ter um ensino cujo objetivo maior seria formar cidadãos pensantes e atuantes na sociedade em que vivem. Sendo capazes de tomar suas próprias decisões. De certo modo toda essa transformação que ocorreu só foi possível através das reformulações que ocorreram nas leis que regem o ensino no nosso país.
Um exemplo clássico foi a LDB 9394/96, como sendo uma das principais e mais importantes Leis que amparam o ensino no Brasil, teve sua reformulação na década de 90, o que causou uma verdadeira reviravolta no modo de ensinar, visando entre outros aspectos em seus princípios básicos: dizer que a educação