Semana Mmo
Uma luneta (telescópio refrator) é feita por um tubo um tanto quanto longo. Este tubo é constituido por 2 lentes, uma é chamada de objetiva, usada para captar a luz, a outra é a ocular, encarregada de ampliar a imagem gerada na objetiva
Em uma explicacação mais complexa do telescópio refrator a luz passa através uma lente para formar a imagem. Este instrumento possui uma lente objetiva que capta a luz dos objetos e forma a imagem que pode ser focada. Logo atrás temos uma segunda lente chamada de ocular. A ocular funciona como uma lupa, aumentando a imagem formada pela objetiva. O telescópio refrator foi aperfeiçoado pelo astrônomo Galileu Galilei em 1610. O telescópio utilizado por Galileu era um instrumento pequeno e simples, alem disso constituído por uma objetiva cromática ( objetiva formada por uma única lente convergente ). Esta objetiva apresenta um grande problema, a aberração cromática. As diferentes cores que formam a luz branca são decompostas fazendo com que os diferentes componentes cromáticos interceptem o eixo óptico da objetiva em pontos diferentes. Assim um observador que utiliza este tipo de telescópio percebe algumas manchas coloridas em volta do que for observado no céu.
Com todos esses problemas, Galileu ainda conseguiu fazer varias e importantes descobertas, ele descobriu crateras e montanhas na Lua, manchas solares, as quatro luas de Júpiter, fases de Vênus e a constituição estelar da Via Láctea entre outras.
Como foi dito anteriormente, este foi o primeiro tipo de telescópio a ser inventado. Mas, não se sabe bem quem foi o