Bio mol RNA relat rio
Universidade Federal de Pelotas
Centro de Ciências Químicas Farmacêuticas e de Alimentos
Farmácia
Biologia Molecular
Quantificação de RNA
Caroline Azevedo
Guilherme Voss
Pelotas, setembro de 2014
1. Qual o objetivo da análise dos ácidos nucleicos?
Acesso a informações genéticas do individuo que permitem prever determinados fenótipos, Identificação de indivíduo, confirmação da presença de gene de interesse em uma espécie, acesso direto as mensagens codificantes (Sem introns).
Abundancia relativa pode ajudar a entender processos celulares -Comparação entre amostras diferentes (diversos tecido Análise e detecção de RNA ou estágios de um ciclo de vida) permitem identificar genes críticos para determinados processos.
2. Quais os métodos espectrofotométricos existentes para realizar essa quantificação?
Fotométrico: principio de funcionamento
Os métodos fotométricos, como diz o nome, usa a luz (foto), para medir algo (métrico), geralmente a concentração de um cromóforo, isto é, um composto que tem capacidade de interagir com a luz, demonstrando um comprimento de onda específico da amostra analisada. Gel de agarose principio
A eletroforese em gel de agarose pode ser usada como método analítico ou preparativo, isto é, quando o fragmento de RNA é recuperado e purificado a partir do gel. Contendo um maior cuidado na limpeza da área do trabalho para que não possa interferir como por exemplo, apresentar resultados falsos positivos.
3 Qual a função de cada comprimento de onda utilizado nesta análise?
A quantidade de luz que a amostra absorver vai estar diretamente relacionada com a concentração de ácidos nucleicos presentes nela. Ou maior absorbância maior a concentração de ácidos nucleicos.
4. Qual a função da razão entre as leituras nos comprimentos de onda 260 e 280?
Mostra a concentração de proteína ou também grau de pureza se estivermos falando de contaminante.
5. Quais os possíveis contaminantes da amostra podem ser