Semana De Arte Moderna
MODERNISMO – CONTEXTO HISTÓRICO, REVISTAS E MANIFESTOS.
1º Semestre
Professora: Daiane Jodar
Acadêmica(s): Bruna Alessandra Faccin
Gesinelly Kellen dos Santos
Irenice José de Souza
Nilson Roberto da Silva
Abril/2015
Nova Esperança – Pr.
1. Introdução
As idéias que revolucionaram o século XX, referente a literatura, artes plásticas, música e cinema, deixaram suas influências até o momento atual.
O desejo de se libertar dos movimentos, até então dotados de tradicionalismo, foi o que inspirou a busca por uma nova forma de manifestação artística.
O momento pós guerra, marcado por desenvolvimento cientifico, tecnológico, invenções, revoluções, trouxe a tona o sentimento de mudança o que na literatura não foi diferente, pois essas mudanças implica em entender o movimento moderno.
Com o rompimento do padrões estéticos da época o modernismo não vinha desprendido de regras e com utilização das “palavras em liberdade”.
2. Contexto histórico
O Modernismo inicia no Brasil em um contexto histórico de mudanças políticas, sociais e culturais. Este ambiente já era propício para novas ideais como o Centenário da independência, a política do “café com leite”, mostrava o cenário econômico protagonizado por São Paulo e Minas Gerais. O pós 1ª Guerra Mundial (1914-1918), apresentou um quadro de industrialização e incentivou a urbanização e o aparecimento da burguesia, dando um novo espaço para renovo na educação e na arte.
Os imigrantes europeus tinha seu crescente aumento nas zonas rurais para cultivo de café e na zona urbano com mão de obra nas indústrias. São Paulo vivia nesse momento um período de greves instaladas pelos movimentos operários.
Em 1917, o partido comunista é fundado no Brasil, por influência da revolução Russa. São Paulo vivia um momento bem diversificado socialmente, tinha os “barões do café”, anarquistas, comunistas, comerciantes, imigrantes nordestinos, burgueses, formando a população paulistana. Inicia um momento de