FACULDADE PIT GORAS
GLAUBER ALMEIDA SANTOS
LUANNA SANTOS NEVES
MAICON DE SOUZA RODRIGUES
MARINA CRUZ BARBOSA
RENAN SANTOS ARAÚJO
SASKIA DE PAULA SOUZA MACHADO
DISPERSÃO DE SEMENTES DE DEDENZEIRO POR TATUBEPA
Teixeira de Freitas
2015
GLAUBER ALMEIDA SANTOS
LUANNA SANTOS NEVES
MAICON DE SOUZA RODRIGUES
MARINA CRUZ BARBOSA
RENAN SANTOS ARAUJO
SASKIA DE PAULA SOUZA MACHADO
DISPERSÃO DE SEMENTES DE DEDENZEIRO POR TATUBEPA
Projeto apresentado à disciplina de Ecologia Básica, sob a orientação do professor Alessandro Oliveira Silva com fins avaliativos para obtenção de nota parcial do curso de Engenharia Florestal.
Teixeira de Freitas
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO – TEMA 4
2. JUSTIFICATIVA 5
3. OBJETIVOS 6
3.1 GERAL 6
3.2 ESPECÍFICOS 6
4. HIPÓTESE 7
5. PROBLEMA 8
6. METODOLOGIA 9
9. REFERÊNCIAS 15
10. ANEXOS 16
1. INTRODUÇÃO – TEMA
Este projeto irá apresentar as formas de dispersão de sementes do dendezeiro (Elaeis guineensis), pois sendo uma palmeira de origem africana ela se desenvolve em regiões tropicais, com clima quente e úmido encontrada em grande proporção em território brasileiro, sendo observada em todo o projeto a dispersão realizada pelo tatupeba (Euphractus sexcintus), buscando informações de como esta dispersão acarreta para o equilíbrio da fauna e da flora.
2. JUSTIFICATIVA
A dispersão de frutos e sementes é um mecanismo importante para as plantas, uma vez que permite a colonização de novas áreas. Esse fator é fundamental para a sobrevivência de novos indivíduos, pois vários exemplares em uma mesma área desencadeiam a competição por recursos. A interdependência das plantas e animais pode facilmente ser notada em muitos exemplos. A dispersão das sementes é uma delas. A árvore dá o fruto para alimentar o roedor, por exemplo, e este, ao ingerir o fruto, dispersa a semente, para bem longe da árvore mãe, pois é importante que as sementes não germinem logo