Semana de arte moderna brasileira
Data: 01/04/2011
Redatores: Brenda Bremer, Camila Cartaxo e Júlia Souza
Série: 8ªA
Destinatário: Edmilson Lima/ Professor
Tema: Semana de arte moderna brasileira
Índice
1. Introdução 2. Desenvolvimento 3. Conclusão 4. Bibliografia de Anita Malfatti 5. Obras de Anita Malfatti
Introdução
Esse relatório fala sobre a semana da arte moderna brasileira, sua origem, alguns artistas e a biografia de Anita Malfatti e algumas de suas obras.
Desenvolvimento
A semana da arte moderna ocorreu em uma época cheia de preocupações políticas, culturais, econômicas e sociais. A Semana foi alvo de criticas e em parte ignorada, pois não foi bem entendida em sua época. O objetivo foi uma ebulição de novas ideias totalmente libertadas, nacionalistas em busca de uma identidade própria e de uma maneira mais livre de expressão. Não se tinha, porém, um programa definido: sentia-se muito mais um desejo de experimentar diferentes caminhos do que de definir um único ideal moderno.. Entre os pintores que participaram da Semana estavam Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Vicente do Rego Monteiro, Oswaldo Goeldi, John Graz, Zina Aita, Inácio da Costa Ferreira, João Fernando de Almeida Prado, Antônio Paim Vieira e Alberto Martins Ribeiro.
- Anita Malfatti Em 1917, a jovem pintora Anita Malfatti realizava o que ficou conhecida como a primeira exposição modernista brasileira; com influencias do cubismo, expressionismo e futurismo. Ela recebeu muitas críticas de Monteiro Lobato.
- Di Cavalcanti Ele realizou sua primeira mostra individual em 1917, como desenhista. Em 1921 realizou sua primeira exposição de pinturas e em seguida presenciou a Semana de Arte Moderna. Após a Semana, Di Cavalcanti embarcou para a Europa onde se dedicou exclusivamente à pintura e onde sofreu muitas influências no trabalho. Retornando ao Brasil realizou nova mostra e uma exposição individual.
- Tarsila do Amaral Ela foi uma das primeiras artistas