A semana de Arte Moderna / 1922
A SEMANA DE ARTE MODERNA / 1922
Sumário
Introdução………………………………………………………………………………………….3
O ambiente que antecedeu a Semana………………………………………………..3
A semana……………………………………………………………………………………………4
Os desdobramentos……………………………………………………………………………7
Conclusão ………………………………………………………………………………………….9
Bibliografia……………………………………………………………………………………….10
Dezembro / 2012
Introdução
Este trabalho faz parte da VF da disciplina Formação da Cultura Brasileira, ministrada pelo professor Sady Bianchin, no Jornalismo da Facha. A idéia é mostrar as razões pelas quais, um grupo de intelectuais, artistas e escritores brasileiros, inconformados com o atraso cultural do país, promoveram uma semana de exposições , concertos e conferências que agitaram o Teatro Municipal de São Paulo, e transformaram-na num marco para a cultura brasileira.
Neste trabalho, vamos mostrar o que os jovens artistas pretendiam com a Semana, sua influência e o que contestavam. Quem eram os principais nomes desse movimento, suas pincipais obras e os desdobramentos ao longo da história das decádas seguintes na cultura brasileira. E qual o seu legado para as atuais gerações.
O ambiente que antecedeu a Semana
Inconformados com o academicismo da cultura brasileira e com a influência francesa da belle époque nas artes, um grupo de jovens intelectuais paulistas começou a desenhar a modernização da cultura brasileira, sempre apoiada na idéia da busca de uma identidade nacional. Este impulso renovador veio no mesmo periodo da eclosão da Primeira Guerra e próximo das comemorações do primeiro centenário da Independência.
O primeiro movimento modernistas que levou à Semana de 22, pode ser identificado em 1913, na exposição que Lasar Segall promove em Campinas (SP), onde fica evidente o diálogo da nova geração de