Bioquimica
Quem diria que nossa saliva existe presença do pH, todos os alimentos que ingerimos, influencia em nossa saúde, pois as bactérias existentes nas salivas fermentam os carboidratos dos alimentos produzindo ácido lático, essa reação leva a uma diminuição do pH da boca, os dentes parecem ser fortes por ser uma estrutura óssea que envolve o mineral hidroxipatia que é o principal causador das cáries, pois de ácidos com a hidroxipatia dão origem a sais solúveis, por isso se dissolve e contribui para o aparecimento de pequenas cavidades nos dentes. Assim levando algumas semanas ate meses, só a dor quando a escavação se aproxima da polpa do dente, que são um conjunto de nervos e vasos sanguíneos.
O ingrediente principal é o açúcar refinado, virando os principais alimentos nos dias atuais, Por isso é bom a escovação noturna, pois as bactérias são mais ativas durante a noite, quando a salivação, que ajuda na limpeza é menos intensa.
O problema pode ser ainda maior quando uma pessoa tem bulimia, pois essa doença faz com que o acido clorídrico que se encontra dentro do estômago seja eliminado junto com o vomito.
O pH sofre variações ao decorrer no dia em função da alimentação, hábitos de higiene bucal, fluxo salivar entre outros. Os fatores protetores da saliva em relação as caries dentarias são:
● Fluxo salivar
● Velocidade do fluxo
● Concentração de íons
● Cálcio fosfato
● Capacidade tampão
● Sistemas antibacterianos salivar
O dente e a saliva estão sempre trocando sais minerais, quando a saliva se torna acido, o esmalte dentário passa a doar mais sais minerais ao meio bucal, Assim o dente torna-se mais suscetível a cáries.