semana da enfermagem gravidez
ETAPA 1 – FOLICULAR
Também conhecida como folicular, essa fase se inicia junto com a sua menstruação. Como os níveis de progestagênio e estrogênio estão baixos, a hipófise, uma glândula localizada no cérebro, começa a produzir FSH. O FSH, ou hormônio folículo-estimulante, é responsável pelo crescimento dos folículos que produzem os óvulos. Ao ser liberado na corrente sanguínea, ele viaja até o ovário e estimula o desenvolvimento desses folículos.
ETAPA 2 - OVULATÓRIA
Quando o LH* entra em cena, entre o 12º e 14º dia do ciclo, inicia-se a segunda fase, a ovulatória - sua fase mais fértil. O LH* amadurece o folículo, que libera o óvulo. Com a ovulação, o folículo se transforma em corpo lúteo e começa a produzir e liberar a progesterona, hormônio que prepara a parte interna do útero para receber o óvulo.
ETAPA 3 - LÚTEA
E então, passamos para a fase final. Por meio da liberação de progesterona pelo corpo lúteo, o organismo entende que houve fecundação e por isso, para de produzir o LH*. O corpo lúteo dura aproximadamente 14 dias, fase em que aumentam os níveis de hormônio no organismo. Após esse período, se não houve fecundação, a quantidade de progesterona cai e, há a descamação do endométrio: o sangue liberado por esse processo é o que chamamos de menstruação
Descoberta
Quando uma mulher desconfia de que está grávida, existem várias questões em jogo: expectativas, vontade de manter o assunto primeiramente em privacidade, medos... Nesses casos, é muito comum a mulher, antes mesmo de ir ao médico, comprar um teste de farmácia. O teste de farmácia é a forma mais rápida e prática de investigação da gravidez nos dias atuais pode sim ser o primeiro passo da mulher.
Teste de gravidez
Um teste de gravidez é um teste para determinar se uma mulher está ou não grávida.A maior parte dos testes químicos para gravidez busca pela presença da subunidade beta da hCG (gonadotrofina coriônica humana) no sangue ou urina. A hCG, um hormônio produzido durante a formação