Semaforo com led
Contam os livros de história que o primeiro semáforo foi criado por J. P. Knight, que era um engenheiro especialista em assuntos ferroviários, e assim, em 10 de dezembro de 1868 foi “colocado” para funcionar na parte externa do parlamento britânico em Westminster (Londres) o primeiro semáforo.
O primeiro semáforo tinha dois braços móveis que eram acionados quando cabos eram movidos a partir de uma torre, era muito parecido com o dos sinais que regulavam o trânsito ferroviário na época, no semáforo tinha duas lâmpadas de gás com uma luz vermelha e outra luz verde.
A instalação e a utilização do semáforo não teve existência longa, o motivo da retirada foi um acidente em 2 de Janeiro de 1869, onde o semáforo explodiu e provocou a morte de um policial, note que o sistema funcionava a gás.
O semáforo foi retirado e até agosto de 1914 não se voltou a instalar um semáforo, o que veio a acontecer em Cleveland, onde foi instalado um semáforo que é considerado o primeiro semáforo com o aspecto dos semáforos atuais.
A invenção do semáforo elétrico com duas cores é atribuída a Lester Wire, um polícial e inventor de Salt Lake City.
O semáforo é um equipamento utilizado para controlar o tráfego de veículos e de pedestre nas médias e grandes cidades em quase todo o planeta.
A linguagem utilizada é uma linguagem simples e por isso é de fácil assimilação por todos, até os mais “tansos” entendem a linguagem, embora se façam de tolos.
Um semáforo dos atuais instalados nas cidades é composto geralmente por três círculos de luzes coloridas, a razão das três cores serem universalmente aceites é muito simples.
* O vermelho representa na natureza uma cor de aviso, significa alarme ou perigo, muitos animais se utilizam da cor vermelha para “espantar” os seus inimigos, e o vermelho tem o mesmo significado para os seres humanos, isto se deve-se ao fato de o vermelho ter um grande comprimento de onda e alcançar rapidamente os olhos.
Veja que a luz azul é de