Didática
Longe do proposto pelo autor mencionado, nos dias atuais a Didática revela-se em diferentes identidades e com uma gana de conceitos delineados ao longo do tempo. Portanto pode ser mostrada como técnica, disciplina e área de estudos, indicando uma essência sólida, mas em constante construção.
Para Libâneo (1991), a Didática tem como objeto o processo ensino-aprendizagem.
Neste sentido, focaliza o saber ensinar, discutindo suas exigências e peculiaridades, com diversos contornos, seja de natureza fundamental, conforme Candau (1991):
[...] um conjunto de conhecimentos técnicos sobre o como fazer pedagógico, conhecimentos estes apresentados na forma universal e, conseqüentemente, desvinculados de problemas relativos ao sentido e aos fins da educação, dos conteúdos específicos, assim como do contexto sociocultural concreto em que foram gerados.
A Didática do Ensino Superior é concebida como uma disciplina que propicia conhecimentos especializados sobre o processo ensino-aprendizagem. Contribui para o desenvolvimento profissional e articula-se para uma reflexão interpessoal.
Nos dias atuais com as diversas oportunidades proporcionadas pela internet, o mencionado processo de ensino/aprendizagem não está mais limitado apenas à sala de aula tradicional, mas ultrapassasse esses limites físicos dando oportunidade a que o discente construa o conhecimento no seu ambiente doméstico, de trabalho ou onde mais desejar. Moore (1990) afirma que
...educação a distância é uma relação de diálogo, estrutura e autonomia que requer meios técnicos para mediatizar esta comunicação. Educação a distância é um subconjunto de todos os