Bioétoca

628 palavras 3 páginas
A Bioética Frente a Revolução Genética

A revolução biológica tem inicio em 1953, com a descoberta do ácido desoxirribonucléico (DNA), por Crck e Watson.
O desenvolvimento da ciência, que trouxe a melhoria de vida do homem, a bioética se relaciona diretamente com o conceito da pessoa, com os princípios da moral, em busca de uma fundamentação, para salvaguardar direitos humanos ameaçados.
A bioética é uma das mais importantes formas de ética aplicada da atualidade para analisar e coordernar conflitos de interesse e valores que surgem no encontro entre profissionais da saúde e pacientes. A bioética veio para questionar ações com ética e humanização.
Em 1967 ocorreu o primeiro transplante de coração realizado pelo Dr. Chistian Bernard, com isso surgiu o seguinte questionamento: O doador estava realmente morto? O coração foi retirado com respeito aos desejos da pessoa ainda em vida? Com isso foi criado o Comitê da Escola de Harward para elaborar a definição de morte cerebral, com a participação de teólogos e filósofos, apenas em 1968 a definição de morte pelo critério cerebral ganhou aprovação publica devido a sua utilidade.
Mais do que modismo, falamos de ética, hoje por uma necessidade de sobrevivência no curto e longo prazo. Essa necessidade inclui o tratamento de varias doenças como AIDS.
A preocupação social com a AIDS surge no mesmo contexto de transição para o SUS, quando no final da década de 80, foi adotado um programa específico, ligado ao Ministério da Saúde. Foi aprovado pela O.N.U a proposta formulada pelo Brasil que define o acesso aos medicamentos com uma simples questão: Direitos humanos, e que o estado deve garantir sem discriminação, o acesso a remédios e à tecnologia médica para o tratamento da AIDS
Os casos de transfusão de sangue em pacientes testemunhas de Jeová, também é uma questão bioética e polêmica essa situação envolve um confronto entre um dado objetivo com uma crença, entre o beneficio médico e o exercício da autonomia do

Relacionados