Alteração no espaço geografico
O desenvolvimento técnico e a construção de instrumentos de trabalho tornaram possíveis a transformação da natureza e a produção dos elementos vitais ao ser humano, abolindo a necessidade dos freqüentes deslocamentos. Nesse sentido, a agricultura e a criação de animais foram as primeiras atividades a provocar uma modificação qualitativa na vida do homem: a transformação do espaço natural em espaço geográfico. Iniciou-se um processo contínuo de alteração da natureza, de acordo com as necessidades humanas.
A agricultura e a atividade criatória provocaram também mudanças sensíveis nas relações entre os homens. Na medida em que torna,rarn as comunidades sedentárias, essas atividades possibilitaram a expansão demográfica e criaram a necessidade de uma organização socioeconômica mais complexa. Surgiram as noções de propriedade da terra, de diferenciação social e de limites territoriais.
Com essas transformações, o homem deu um salto qualitativo na vida em sociedade. A partir de então, o progresso técnico tomou-se cada vez mais freqüente em relação às etapas anteriores. Criou-se a necessidade de armazenar os bens produzidos e de transformar outros elementos da natureza. O uso, da metalurgia e da cerâmica constituiu outro passo decisivo para o desenvolvimento das comunidades, possibilitando a invenção do arado e a fabricação de utensílios para o armazenamento de alimentos.
O comércio foi outra importante atividade humana que contribuiu para aprofundar as transformações espaciais. Quando a produção atingiu uma escala superior à simples manutenção da subsistência, os produtos passaram a ser trocados entre as