40
VIABILIDADE TÉCNICO-ECONÔMICA
Anderson L. de Lima, André Gonçalves Jedyn, Fernando A. L. Corrêa e Ewaldo L. de Mattos Mehl
Departamento de Engenharia Elétrica – Universidade Federal do Paraná
Curitiba – Paraná - Brasil
Resumo – Este estudo teve como objetivo demonstrar a viabilidade técnica e econômica da aplicação de uma das mais modernas técnicas de iluminação, o LED (light emitting diode) ou diodo emissor de luz – como alternativa de substituição das lâmpadas incandescentes de baixa-eficiência utilizadas semáforos de trânsito de veículos e de pedestres. Para isso foram realizados testes e ensaios com alguns módulos a LEDs destinados a semáforos e, utilizando como base a cidade de Curitiba/PR, foi feito um estudo econômico com a hipótese de que todos os semáforos da cidade atualmente providos de lâmpadas incandescentes passassem a usar a nova tecnologia. Os resultados demonstraram grandes benefícios e a efetividade dessa tecnologia para a Eficiência Energética, com total viabilidade econômica.
I.INTRODUÇÃO
O aumento crescente do consumo de energia, proporcionado pelo desenvolvimento humano, os avanços da ciência e a utilização de novas tecnologias, é um fato notório. Esse quadro indica uma perspectiva de desequilíbrio entre a oferta e demanda energética cada vez mais preocupante.
Neste cenário o uso racional da energia elétrica e a adoção de ações de redução das perdas e de racionalização técnicoeconômica que promovam uma maior Eficiência Energética são cada vez mais necessárias. Com o intuito de colaborar para a promoção de novas alternativas para o uso eficiente da energia, foi realizado um estudo sobre a viabilidade técnica e econômica da substituição de lâmpadas incandescentes de baixa eficiência, utilizadas nas sinalizações semafóricas de trânsito de veículos e de pedestres, por conjuntos de alta eficiência luminosa, desenvolvidos com uma das mais avançadas técnicas de iluminação disponíveis, o LED. Para