Sem trabalho no momento
A topografia sofreu grandes avanços nos últimos anos, obviamente devido a evoluçao tecnológica.
Pode-se encontrar desde os primeiros aparelhos lançados até um GPS (Global Positioning System), Estação Total, Nível Eletrônico e Mira com Código de Barra.
Essa evolução provem de grandes melhorias que hoje tem facilitam muito na execução de um projeto, pois a modernidade traz consigo a tecnologia, e a exatidão dos equipamentos para trabalhos realizados em campo.
A tecnologia veio no entanto para estabelecer precisão, uma vez que as informações dadas devem ser exatas, pois medidas ou cálculos errados podem resultar na perda do projeto e consequentimente de tempo, trazendo com isso prejuízos.
ALGUNS EQUIPAMENTOS
Nível topográfico
O Nível topográfico, também chamado nível óptico é um instrumento que tem à finalidade de medição de desníveis entre pontos que estão a distintas alturas ou trasladar a cota de um ponto conhecido a outro desconhecido. Ele se usa junto com uma baliza.
TEODOLITO
O teodolito é um instrumento óptico de medida utilizado na topografia, na geodésia e na agrimensura para realizar medidas de ângulos verticais e horizontais, usado em redes de triangulação.
Eixos e círculos de um teodolito.
Ambos os eixos de um teodolito estão equipados com círculos graduados que podem ser lidos através de lentes de aumento. (R. Anders ajudou M. Denham a descobrir essa tecnologia em 1864.) O círculo vertical que se move sobre o eixo horizontal deve estar a 90 graus quando o eixo horizontal é visto.
História
Basicamente é um telescópio com movimentos graduados na vertical e na horizontal, e montado sobre um tripé centrado (norteado) e verticalizado, podendo possuir ou não uma bússola incorporada , entretanto o teodolito foi inventado pelo italiano Ignazio Porro, em torno de 1835. E conforme o telescópio, o mesmo instrumento que permitia a medição de distância, elevação e direção, reduzindo significativamente o tempo usado para um