Sem trab
Diversidades e desafios no mercado de trabalho
No Brasil, as profundas transformações pelas quais vem passando a economia mostram-se, em geral, desfavoráveis à evolução do emprego da força de trabalho, atingindo particularmente os jovens. Nesse contexto, os jovens em idade legal de trabalhar tornam-se um dos segmentos mais frágeis na disputa por um posto de trabalho em meio ao elevado excedente de mão-de-obra e a perda de oportunidades ocupacionais em empregos regulares.
O problema do desemprego é, no entanto, mais grave para jovens com atributos pessoais específicos. O acesso de jovens às oportunidades de ingresso no mercado de trabalho tem suas limitações, verificando-se padrões diferenciados em função de idade, sexo, condição econômica da família.
Pressão exercida pelos jovens no mercado de trabalho
a participação dos jovens no mercado de trabalho é bastante elevada e muito próxima da taxa de participação do total de pessoas com mais de 16 anos.
Segundo grupos de idade, a desagregação das taxas de participação mostra que os jovens entre 18 a 24 anos estão mais presentes na força de trabalho, quando comparados com aqueles com idade entre 16 e 17 anos. Acredita-se que a inatividade,principalmente entre os mais novos, decorre em parte do maior tempo dedicado à educação, resultado da ampliação no acesso ao