sem titulo
DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL (D.O)
PERGUNTAS PARA REVISÃO E DISCUSSÃO
1 - EXPLIQUE SUCINTAMENTE AS ORIGENS DO (D.O)?
O movimento de (D.O) surgiu a partir de 1962 como um conjunto de ideias a respeito do homem, da organização e do ambiente, no sentido de facilitar o crescimento e desenvolvimento das organizações. No sentido restrito, o DO é um desdobramento prático e operacional da Teoria Comportamental em direção à abordagem sistêmica.
2 - OS MODELOS DE (D.O). CONSIDERAM BASICAMENTE QUATRO VARIÁVEIS. EXPLIQUE-AS?
Os modelos de DO se baseiam em quatro variáveis básicas: ambiente, organização, grupo e indivíduo.
3 - QUAIS AS FASES DA ORGANIZAÇÃO SEGUNDO O (D.O)?
Fase pioneira: é a fase inicial da organização. Por ser ainda pequena, seus processos são supervisionáveis e controláveis. Existem tarefas de rotina e um enorme volume de improvisações e a capacidade para realizar inovações é elevada. Reina o espírito empreendedor.
Fase de expansão: é a fase em que a organização cresce e expande suas atividades, intensifica suas operações e aumenta o número de participantes. A preocupação é aproveitar oportunidades que surgem e nivelar a sua produção com as necessidades ambientais.
Fase de burocratização: o desenvolvimento das operações e de sua dimensão leva a organização a uma regulamentação burocrática para preestabelecer o comportamento organizacional dentro de padrões rígidos e um sistema de regras e procedimentos para lidar com as contingências relacionadas com as atividades do trabalho. Define-se a cadeia de comando, a divisão do trabalho baseada na especialização e impessoalidade nas relações entre os participantes. A organização piramidal e monocrática apresenta pouco flexibilidade para as mudanças e para a inovação.
Fase de reflexibilização: ou seja, de readaptação à flexibilidade e de reencontro com a capacidade inovadora perdida, através da introdução de sistemas organizacionais flexíveis. O DO é um