Sem palavras
SENHOR DIRETOR
PROFESSORAS E PROFESSORES
QUERIDOS PAIS
SENHORAS E SENHORES
APRENDEMOS BEM AS LIÇÕES DADAS POR NOSSOS MESTRES.
E, AO INICIAR ESTE DISCURSO DE FORMATURA, QUERO FAZER USO DE UMA DESTAS LIÇÕES:
NOS TEMPOS DA REPÚBLICA ROMANA, PRECISAMENTE NO ANO 49 ANTES DE CRISTO, UMA FRASE PROFERIDA POR JÚLIO CÉSAR GANHOU TANTA IMPORTÂNCIA HISTÓRICA, QUE VARANDO SÉCULOS, CHEGA ANTOLOGICAMENTE AOS DIAS HOJE NUMA TRAJETÓRIA GLORIOSA E INFINITA. DISSE JÚLIO CÉSAR:
“Alea Jacta Est”.
“A Sorte Está Lançada”.
E COM ESTA FRASE ATRAVESSOU O RIO RUBICÃO COM SUAS TROPAS, EM VEZ DE LICENCIÁ-LAS, CONFORME ORDENS DO SENADO ROMANO E DO PRÓPRIO CONSUL POMPEU.
A FRASE PRONUNCIADA POR JÚLIO CÉSAR É EMBLEMÁTICA POR TRAZER NO SEU BOJO A IDÉIA DE CORAGEM, DE DESAFIO A PODEROSOS E TAMBÉM A CERTEZA DAQUELA MUDANÇA DE VIDA, TÃO BEM DEFINIDA POR LUIZ DE CAMÕES: “MUDANDO ANDEI COSTUME, TERRA E ESTADO / POR VER SE SE MUDAVA A SORTE DURA.”
TANTO O “ALEA JACTA EST” ALTEROU BASICAMENTE A VIDA DO GENERAL ROMANO, COMO PARA NÓS “A SORTE ESTÁ LANÇADA” HAVERÁ DE SE CONSTITUIR NA LINHA DIVISÓRIA DAS NOSSAS VIDAS. AVÃO FICAR PARA ATRÁS AS LEMBRANÇAS FELIZES, OS EPISÓDIOS DE CERTA DRAMATICIDADE, OS EXERCÍCIOS DE SOCIABILIDADE E DE CONVIVÊNCIA ENTRE CONTRÁRIOS. ENFIM, CARREGAREMOS O PESADO FARDO DA SAUDADE. ESTA NOS ACOMPANHARÁ POR TODO O FUTURO. E A CADA ANO QUE SE PASSAR, QUANTO MAIS SE PASSAR, MAIS DOERÁ EM NOSSOS SENTIMENTOS. SERÁ A LONGÍNQUA LEMBRANÇA DOS DOURADOS ANOS DA LUMINOSA JUVENTUDE. ESQUECEREMOS MUITOS FATORES NEGATIVOS E TUDO SE TRANSFORMARÁ EM IMAGENS POSITIVAS DESTES ANOS VIVIDOS NO NOSSO COLÉGIO POLITEC.
NUNCA MAIS VEREMOS MUITAS PESSOAS QUE COMPÕE O NOSSO MUNDO DE HOJE, PORQUE AMANHÃ CEDO TOMAREMOS OUTRO RUMO. IREMOS ONDE MANDAR A IMAGINAÇÃO E A AUDÁCIA. E DEPOIS, ONDE A PRESENÇA SE FIZER NECESSÁRIA.
LEVAREMOS DE NOSSOS PAIS E DOS NOSSOS MESTRES A FORMAÇÃO DE INTEGRIDADE, DE FÉ E DE ESPERANÇA QUE